Retina Brasil criou este abaixo-assinado para pressionar pessoas com diabetes e 2 outros
No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas com Diabetes estão sem tratamento e podem perder a visão, porque o Ministéio da Saúde ainda não publicou um simples documento! Essa situção é inaceitável, as pessoas precisam ter acesso ao tratamento, as pessoas não podem perder a visão! Para mudar essa situação ASSINE ESTE MANIFESTO!
Entenda o contexto:
O medicamento para o tratamento do Edema Macular Diabético já foi aprovado em 2019 para tratamento no SUS, mas o PCDT (O documento em questão) de Retinopatia Diabética ainda não foi publicado. Sem a publicação do PCDT, as pessoas não podem ter acesso a esse medicamento.
Vamos pressionar o Ministério da Saúde para que ocorra a publicação do PCDT de Retinopatia Diabética, assinando este Manifesto.
Assine o manifesto! Ajude os pacientes com Retinopatia Diabética a terem acesso à primeira medicação aprovada para o tratamento do Edema Macular Diabético no SUS.
A aprovação do tratamento foi publicada no Diário Oficial da União em 05 de novembro de 2019, por meio da Portaria 50, que estabelece o prazo de 180 dias para que a medicação esteja disponível no SUS. Tal disponibilidade está condicionada a criação de um PCDT (Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas). Pois bem, esse Protocolo foi criado, levado a Consulta Pública, e aprovado, mas… o grande problema dos pacientes que estão precisando da medicação é que este PCDT ainda NÃO FOI PUBLICADO.
Conforme a Portaria 50 de 05 de novembro de 2019, a medicação deveria estar disponível em 180 dias, porém estamos com um atraso de mais de 90* dias e o PCDT ainda não foi publicado.
A Retina Brasil vem chamar a atenção do Ministério da Saúde para necessidade de agilidade nos processos de disponibilização do medicamento de Retinopatia Diabética, pois se o paciente não for tratado precocemente, pode haver uma perda irreversível da visão.
Vale lembrar que antes da recomendação final da Conitec, o PCDT de Retinopatia Diabética contou com mais de 3.400 contribuições favoráveis à sua implementação através da sua Consulta Pública, sendo essas de: sociedades médicas, diversos profissionais de saúde, pacientes, familiares e associações de pacientes, incutindo nós da Retina Brasil e nossas regionais.
O PCDT precisa ser publicado, os pacientes não podem esperar!
#Olhe Para Essa Causa!
*90 dias de atraso desconsiderando os 60 dias de paralização do Ministério da Saúde para enfrentamento da COVID-19.