CCZ vai castrar 50 gatos amanhã, sábado, 14/05, na ação CastraFácil

Ação tem apoio de protetores independentes e Unimep e o objetivo de controle populacional dos animais na cidade,50 gatos serão castrados neste sábado.

Cinquenta gatos serão castrados neste sábado, 14/05, pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), vinculado à Secretaria de Saúde de Piracicaba. A ação intitulada CastraFácil, que acontece das 8h às 16h, visa o controle populacional de gatos de rua, bem como de núcleos de gatos localizados em bairros carentes da cidade e tem apoio de protetores independentes de animais, Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) por meio do curso de Medicina Veterinária, e da vereadora e protetora Alessandra Bellucci.

Publicidade

Matheus Santos, coordenador do CCZ, explica que não haverá livre demanda para castração, tendo em vista que a data foi reservada especial para atender a demanda solicitada pelos protetores de animais. “Entendemos ser importante o controle da população dos núcleos de gatos na cidade, por isso, quando os protetores vieram com a demanda nós já nos organizamos para que ela fosse atendida”, informou.

Segundo Souza, os protetores visitaram diversos núcleos de gatos em áreas carentes da cidade e perceberam a necessidade da castração. “Eles levantaram a demanda para nós. Analisamos tudo e vimos que era necessário, por isso, reservamos previamente essas 50 vagas para castração dos gatos. Todas as vagas já estão preenchidas e não haverá atendimento por livre demanda nesta data, apenas o atendimento de urgência que já é rotina no CCZ”, completou.

CCZ vai castrar 50 gatos amanhã, sábado, 14/05, na ação CastraFácil

CCZ vai castrar 50 gatos amanhã, sábado, 14/05, na ação CastraFácil 1
Foto: Divulgação

Filemon Silvano, secretário de Saúde, reforça que é importante dar suporte ao trabalho das equipes do CCZ bem como dos protetores independentes. “Além do CCZ, os protetores fazem um trabalho crucial, pois chegam em locais que muitas vezes nossas equipes não chegam. Essa integração no trabalho é importante para a sociedade e também para os animais que terão uma qualidade de vida melhor em seus núcleos”, aponta.

Nesta ação, o CCZ está com equipe com dois veterinários, supervisor de equipe e agentes de zoonoses, além disso, dez alunos e professor do curso de Medicina Veterinária da Unimep darão o suporte no pré e pós-operatório realizado nos gatos. “Esses mutirões ocorrerão de acordo com a avaliação da equipe da Sedema, por meio do Núcleo de Bem-Estar Animal, quinzenalmente, de acordo com a gravidade da situação e dos bairros que encontram animais sem esterilização”, explicou Souza.

Para a protetora de animais e vereadora, Alessandra Bellucci, esta ação mostra que o trabalho de controle da população de animais de rua e da promoção do bem-estar animal está no caminho certo. “Sou defensora dos animais há décadas e somente agora vemos uma efetiva melhora nos assuntos de cuidado com os animais, prevenção de zoonoses e promoção do bem-estar animal. Parabéns aos protetores envolvidos, equipe do CCZ e da Unimep que estão juntos nesta importante campanha”, destacou

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui