Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Na quarta-feira, 18/05, foram promovidas ações pela Smads ao Dia do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, denúncias podem ser feitas pelo Disque 100.

Pra falar sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, crianças e adolescentes saíram as ruas, e resultou na montagem de exposições, no CASE (Centro de Atendimento Socioeducativo), dos bairros Bosque dos Lenheiros, Jaraguá, Jardim Itapuã, Jardim Oriente, Parque Orlanda e Parque dos Sábias. As atividades foram promovidas pela Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) e pela Prefeitura de Piracicaba.

Foram utilizados, cartazes, tambores, filipetas informativas, balões e flores produzidas com papel, com trajeto percorrido por crianças, educadores sociais, coordenadores das unidades e equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do território.

“Essa ação foi realizada para mobilizar as comunidades por meio das crianças e adolescentes, enquanto agentes multiplicadores para que haja conscientização sobre o tema”, explicou Mariana Venturini, coordenadora Case Jaraguá.

Durante a passeata, João Victor, 11 anos, falou sobre a ideia de sair às ruas para falar sobre o assunto. “Foi bem legal e as pessoas entenderam muito a nossa proposta. Espero que tenha outras vezes”, afirma.

Os familiares dos educando foram convidados a prestigiar as exposições composta por desenhos e mensagens construídas pelas crianças e adolescentes, abordando a prevenção e os canais de denúncias.

Dia do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes 1
Foto: Divulgação

Durante o Maio Laranja as atividades irá fazer parte da programação.

PROGRAMAÇÃO – As ações em combate ao Dia do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes seguem até o fim do mês de maio. Amanhã, sexta-feira, 20/05, às 8h30, no auditório do Sesc Piracicaba, ocorre um bate-papo com o tema Contribuições Artísticas para o Atendimento de Crianças e Adolescentes em Situação de Abuso e Exploração Sexual, com o assistente social, pesquisador, educador e artista Daniel Péricles Arruda. A mediação será realizada pelo antropólogo e membro do setor de Vigilância Socioassistencial da Smads, Fernando Camargo. Na abertura do evento, haverá apresentação artística e exibição digital de trabalhos produzidos por crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Entre os dias 18 e 22/05, haverá sensibilização na 37ª Festa das Nações, com estímulo às denúncias de casos de violência sexual e outras violações de direitos. Além das ações pontuais, os Cras (Centros de Referência de Assistência Social), Creas (Centros de Referência Especial de Assistência Social), unidades do Case, serviços como Epsemc, programa Criança Feliz, Instituto Formar, Seame, CIEE e outros, realizarão atividades como rodas de conversa, passeatas nos territórios, exibição de filmes, exposições e orientações aos assistidos.

18 DE MAIO – A data instituída pela Lei Federal n.º 9.970/00 marca a luta pela proteção de crianças e adolescentes contra crimes de abuso e exploração sexual, fazendo referência ao crime ocorrido na cidade de Vitória, Espírito Santo, em 1973, que vitimou a menina Araceli Cabrera Crespo, sequestrada, violentada e assassinada aos oito anos de idade – um crime que chocou todo o país e ficou conhecido como o Caso Araceli, ainda impune.

Hoje, a proposta anual da campanha é destacar a data para informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade a participar do Combate em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

SERVIÇO – Abuso é crime. Para denunciar os canais são o Disque 100; Conselho Tutelar I – 3422-9026 / 3432-5775; Conselho Tutelar II – 3421-8962 / 3413-5497 e Delegacia da Mulher – 3433-7022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui