DEFICIÊNCIA NÃO É PIADA – EDIÇÃO DO 21º BBB

Em um momento em que as pessoas com deficiência já enfrentaram numerosas barreiras na sociedade, como a exclusão, estigma e discriminação, A DEFICIÊNCIA AINDA É PIADA.

EDIÇÃO DO 21º BBB

Há poucos dias THAÍS FARIA BRAZ, da 21º edição do BBB, utilizou de forma pejorativa gestos para simular a atuação de um tradutor/intérprete da Língua Brasileira de Sinais LIBRAS, ou seja, fez piada com a LIBRAS.

deboche de bbb - piada

Muito se falou nas redes sociais sobre o comportamento da Thaís que ofende a comunidade Surda, usuários da língua e também aos profissionais de Libras que lutam muito pelo seu reconhecimento.

Caminhando pelas redes, eu tive a GRATA surpresa de encontrar o vídeo do JOÃO MORENO @JOAOMORENOLIBRAS, um jovem de 20 anos, morador das lindas terras de São Luís do Maranhão.

João foi muito assertivo em abordar um tema mais amplo, que infelizmente não se refere apenas a comunidade Surda, a PIADA COM A DEFICIÊNCIA parece fazer parte do repertório de muita gente.

O DESRESPEITO

É passado a hora de usar termos ridicularizando alguém que tem deficiência, é preciso parar com essa mania de subestimar a capacidade ou aptidão de alguém, em virtude de nossas deficiências. É preciso REDEFINIR os limites da liberdade de expressão.

João tocou em um assunto e ALERTA as pessoas, que atitudes assim, podem gerar depressão nas pessoas, mexe com nosso íntimo.

E para os mimizentos de plantão, não estou falando sobre restringir a criatividade artística ou censurar essas opiniões, mas que esses humoristas, assim como qualquer outro cidadão, seja responsáveis e tenham LIMITES.

João é ouvinte, a LIBRAS mudou a sua vida, mas antes disso ele aprendeu muito sobre SURDOS, …“Eu me encontrei na LIBRAS”, ele ainda faz faculdade de teatro e pesquisa as relações de aprendizado e ensino de teatro aos Surdos.

…“Sempre percebi a comunicação como necessário e a Libras me fez entender e abriu meus olhos a necessidade de ser comunicativo, de ser aberto, de perceber o outro e entender as múltiplas possibilidades de ver o outro”…

Para quem AMOU o João, assim como eu e que por coincidência tem o meu sobrenome, João é um dos proprietários da MORENO LIBRAS, que faz tradução e interpretação e também ensina Libras, e você pode encontra-los no instagram @MorenoLibras

”A libras me transformou, me mudou e eu sou muito grato a isso. Eu me encontrei nisso e entendi que minha missão e objetivo é diminuir barreiras comunicativas, diminuir dificuldades e levar a acessibilidade para todos os cantos”

GRATIDÃO JOÃO, e que eu consiga achar mais JOÃO por esse Brasil!

Raquel Moreno – Ativista da Causa Surda

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui