MINHA ESPERANÇA, NÃO TEM LIMITES

0

Eu vivia dizendo para mim mesma, além de Surda, você é distraída e tropeça em tudo

CLIQUE AQUI E OUÇA RAQUEL MORENO

Retinose Pigmentar, o que e isto? É uma doença degenerativa da #visão, descobri isso tardiamente, há muito tempo sou Surda, perdi a audição e aprendi a falar, quando a surdez se agravou, corri fazer o implante coclear, eu ainda não sabia do meu problema de visão.
O uso implante abriu um mundo para mim, embora eu seja especialista em leitura labial e sempre tenha vivido de forma muito independente, o implante trouxe muitos sons que eu já não lembrava mais. Descobri por exemplo, que a máquina de lavar faz muito barulho e o ar condicionado também. Hoje dou valor a cada som percebido. 
Comecei então, a perceber dificuldade de enxergar a noite e como era só a noite, eu pela manhã, sempre esquecia de que deveria procurar um médico, porque bastava os ponteiros do relógio alterar para eu achar que estava tudo bem ou não tão bem assim.
Eu vivia dizendo para mim mesma, além de Surda, você é distraída e tropeça em tudo. Se acalme Raquel, tenha mais foco!
Diagnóstico firmado de retinose pigmentar em 2020, antes disso só eram especulações, eu já sabia que algo não ia bem, fiz uma bateria de exames e um retinólogo me deu a notícia e sabendo da minha surdez, fechou o diagnóstico como Síndrome de Usher tipo 3.
Deficiência múltipla, baixa visão, retinose, uso de bengala, dificuldade de enxergar a noite e mais…. “Você pode ficar cega”.
É muita coisa para uma cabeça só, mas o tempo vivido por cada dia está me ajudando, é uma jornada que antes era uma missão, agora superou expectativas, e passa a ser uma jornada de aprendizagem, se supera a cada nova chance dada por Deus pela manhã.Eu abro os olhos e procuro algo para olhar, e se ali está eu me levanto a aproveito até anoitecer.
É inevitável que a surdo-cegueira estabeleça limites, não sou a mesma quando escurece, brinco que após certo horário eu viro abóbora, mas não existe barreiras para o meu desenvolvimento, inteligência, sensibilidade.
Promover transformação Social, através do Amor hoje é o que me move, eu acredito na sensibilidade das pessoas para garantir o direito das pessoas com deficiência, aprendo todos os dias sobre abraçar mais e julgar menos, afinal somos breves. Estamos todos cumprindo nossa jornada, aprendo muito sobre respeitar os diferentes e os diferentes modos de viver.
Embora a esperança humana, seja confundida com otimismo e sempre ligada a pensamentos positivos, eu preferido seguir me fortalecendo todos os dias em uma única convicção, a confiança em Deus e é desta confiança que nasce uma esperança sem igual todas as manhãs.
Tá tudo bem!Beijos
#PraCegoVer Foto em preto e branco do rosto, estou sorrindo, uso de óculos de grau, a mão esquerda embaixo do queixo, relógio no pulso e aliança no dedo, ao fundo um painel com recados e fotos. Fim da Descrição.

#PraCegoVer Foto em preto e branco do rosto, estou sorrindo, uso de óculos de grau, a mão esquerda embaixo do queixo, relógio no pulso e aliança no dedo, ao fundo um painel com recados e fotos. Fim da Descrição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui