Prefeito Luciano Almeida visita obra de barragem em Pedreira

luciano
Luciano Almeida, conheceu detalhes técnicos da barragem. /Foto: Maurício Cantoni.

Luciano conheceu detalhes técnicos e ambientais, já pensando em projeto que prevê construção de barragem no rio Corumbataí, em Piracicaba

O prefeito Luciano Almeida realizou ontem, quinta-feira, 18/05, uma visita técnica à obra da barragem do município de Pedreira, que está sendo implantada no rio Jaguari. Durante o encontro, agendado pelo Consórcio PCJ, em parceria com o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), foram apresentadas informações sobre o atual cronograma de obras da barragem e esclarecimentos sobre os procedimentos de desvio do leito e seus impactos na região.

Luciano aproveitou para conhecer detalhes técnicos, burocráticos, de segurança e ambientais, já pensando no projeto que prevê a construção de uma barragem no rio Corumbataí, em Piracicaba, que vai beneficiar os municípios de Analândia, Charqueada, Cordeirópolis, CorumbataíIpeúna, Itirapina, Rio Claro, Santa Gertrudes, além da própria Piracicaba.

A barragem de Pedreira está sendo implantada no Vale do rio Jaguari, abrangendo os municípios paulistas de Pedreira e Campinas. Tal obra tem como objetivo principal aumentar a reserva e a disponibilidade hídrica na bacia do rio Jaguari, permitindo segurança no abastecimento público de água, principalmente em épocas de estiagem prolongadas, bem como outros usos sustentáveis de uma represa.

Luciano Almeida, conheceu detalhes técnicos da barragem.

luciano
Foto: Maurício Cantoni.

Luciano realizou a visita diante de perspectivas diferentes. A primeira delas, como presidente do PCJ federal e paulista, procurando entender quais foram os procedimentos adotados para atender as demandas ambientais sustentáveis e na segurança de barramentos para toda a região. A segunda perspectiva foi marcada pelo desejo de aplicar o conhecimento adquirido no projeto que prevê a construção da barragem do rio Corumbataí no município de Piracicaba, uma das principais bandeiras da sua gestão.

“Ficou claro durante a visita que o projeto da construção da barragem no rio Corumbataí em nosso município será de menor dimensão e custo inferior do que se observou no caso de Pedreira. Além disso apresentará menores impactos ambientais, com uma capacidade superior de reservação hídrica natural devido à maior vazão comparativa do rio Corumbataí em Piracicaba”

frisou, Luciano

Participaram também do encontro Fábio Tadeu Lazzerini, diretor do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap); Mário Celso Botion, prefeito de Limeira; Tibério Valescchi Jr, arquiteto responsável pela obra em Pedreira; e os engenheiros Guilherme Mendes e Lígia Christine Oliveira, representando o DAEE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui