Rio Piracicaba atinge Estado de Alerta após chuvas intensas

rio
Nível do rio chegou a 3,92 metros às 9h de hoje – Divulgação

Cidade ainda contabiliza estragos dos alagamentos de ontem; previsão é de mais tempestades nesta quinta e sexta-feira.

O rio Piracicaba atingiu um nível preocupante às 9h desta quinta-feira, 30, chegando a 3,92 metros e entrando em Estado de Alerta. Este aumento é uma consequência direta das chuvas intensas registradas nos últimos dias na região. Os dados, monitorados pelo sistema de telemetria do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), revelam um cenário de cautela. O nível de Emergência acontece aos 4,20m e o extravasamento, aos 4,70m.

A vazão do rio, que no mesmo horário foi registrada em 332 metros cúbicos por segundo, ultrapassa significativamente a média histórica do mês, que é de 79 metros cúbicos por segundo. Para referência, um metro cúbico corresponde a mil litros de água. A comparação com os dados da manhã de quarta-feira, quando o rio estava em 2 metros e a vazão em 105,7 metros cúbicos por segundo, ilustra a rápida ascensão do nível das águas.

📱 Receba no WhatsApp notícias da Região Metropolitana de Piracicaba

CHUVA – Os efeitos das chuvas não se limitaram ao aumento do nível do rio. Na tarde e início da noite de quarta-feira, alagamentos foram registrados em diversos pontos da cidade, incluindo o bairro Santa Rosa e a avenida 31 de março.

Além disso, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nestor Longatto, localizada na Vila Sônia, também sofreu com inundações, embora o atendimento tenha sido normalizado após ações de limpeza. Quedas de árvores foram outro reflexo das condições climáticas adversas. A Prefeitura ainda contabiliza os estragos.

PREVISÃO – Nesta quinta-feira, 30, espera-se um céu parcialmente nublado, com períodos mais longos de sol durante o dia. Essa condição climática favorece um aumento nas temperaturas, que devem variar entre 20 e 31ºC.

Apesar da presença mais marcante do sol, permanece a previsão de temporais, especialmente no período da tarde. A intrusão de ar mais seco em níveis médios da troposfera pode limitar a ocorrência de chuvas intensas de forma generalizada, mas aumenta o risco de vendavais. Esses fortes rajadas de vento exigem cautela por parte da população, especialmente considerando os recentes episódios de chuvas e alagamentos na região.

Para a sexta-feira, a tendência é de um dia predominantemente ensolarado a parcialmente nublado, com as temperaturas oscilando entre 20 e 32ºC. Há uma possibilidade de pancadas de chuva e eventuais temporais, embora essas chances sejam consideradas relativamente pequenas devido à menor disponibilidade de vapor de água no ar, essencial para o desenvolvimento de nuvens de chuva.

Conheça nossas mídias sociais:

Facebook – Instagram – WhatsApp – Youtube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui