Saúde de Piracicaba realiza palestras para celebrar o Dia da Enfermagem

As palestras serão gratuitas e as atividades são voltadas para os profissionais da cidade de Piracicaba.

Amanhã, quinta-feira, 19/05, e sexta-feira, 20/05, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza duas palestras em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado na última quinta-feira, 12/05. As palestras são gratuitas, voltadas aos profissionais da enfermagem da cidade de Piracicaba e ocorrerão no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação (rua Cristiano Cleopath, 1902 – Alemães).

Quinta-feira, 19/05, às 14h, Wilza Carla Spiri, professora-associada do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina da Unesp-Botucatu/SP, vai abordar o tema Uma Voz para Liderar – Investimento na Enfermagem e Respeito aos seus Direitos para Garantir a Saúde Global.

Enfermeiro e Secretário de Saúde de Praia Grande fará a palestras

Na sexta-feira, 20/05, às 13h30, José Isaias Costa Lima, enfermeiro e mestre em Direito da Saúde e secretário de Saúde Pública do Município de Praia Grande/SP, abordará o tema Enfermagem do Século XXI: Valorização e Busca do Conhecimento Profissional.

A idealização destas atividades é de responsabilidade dos Departamentos de Atenção Básica (DAB) e Atenção Secundária (Especialidades), vinculados à Pasta da Saúde. Também estão previstas atividades de alongamento, relaxamento e massagens para os profissionais da enfermagem.

A DATA – O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. A escolha do dia 12/05 se baseou na data de nascimento da britânica Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. Conta a história que Florence decidiu ser enfermeira aos 17 anos e, quando o Reino Unido entrou na guerra da Crimeia (1853 a 1856), ela foi para o campo de batalha para cuidar dos feridos. Quatro anos mais tarde, ela fundaria a primeira Escola de Enfermagem do mundo, na Inglaterra. No Brasil, a enfermagem passou a ser uma data comemorativa em 1938.

Texto: Felipe Poleti.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui