TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2020

0

Relação de Aplicativos e Plataformas para cuidar da SAÚDE MENTAL

O Ministro da Educação Milton Teixeira e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nas redes sociais o tema da redação do ENEM 2020,”O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Em plena pandemia dissertar sobre as dificuldades de se PREVINIR e buscar tratamentos no campo da saúde mental, não é tarefa fácil.

Até porque, a busca por tratamentos da saúde mental muitas vezes é desprezada e subestimada, em comparação as doenças físicas ou sensoriais.

Esse isolamento forçado pela pandemia na minha opinião, agravou o cenário deste estigma e combater isso é primordial no tratamento. Um difícil obstáculo para a recuperação e reabilitação do indivíduo, dizem até que a discriminação pode ser tão incapacitante quando a própria doença e eu sou prova disso, quando percebem que sou Surda, percebo também as pessoas me evitando de alguma forma.

Assim como mostrar os dados sobre saúde mental é importante para compreendermos que estamos vivendo uma epidemia de saúde mental no mundo, por isso, o PIRAPOP e o SOMOS CAPAZES, querem ajudar as pessoas a usarem as ferramentas acessíveis para enfrentar tal desafio.

 Segue uma relação de Aplicativos e Plataformas para cuidar da SAÚDE MENTAL:

Beliive  –  Esta plataforma dá para participar Dá pra participar de atividades diversas ao buscar na categoria “Saúde e Bem-Estar”

Insigh Timer  –  É um aplicativo que te ensina a meditar, principalmente se você tem dificuldade para isso. É gratuito e tem a intenção de reduzir estresse e insônia.

 Happify  –  Outro aplicativo usado para saúde mental e bem-estar a partir de um questionário você cria um hábito e praticando por alguns minutos.

Positiva APP  –  Um aplicativo para acalmar a mente e mudar hábitos no seu dia a dia. No app você encontrará diversos caminhos para ter mais tranquilidade, com instrutores e perspectivas diferentes em meditações guiadas exclusivas.

Nossa intenção é inspirar pessoas a cuidarem da saúde mental, reforçando o uso da tecnologia para o bem, compartilhando dicas e informações.

Venha nos contar depois como foi sua experiência.

(*) Raquel Moreno

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui