Você acha que ela desistiu ou deixou de amar a Polícia Militar?
A vida é uma jornada maravilhosa, mas Carlos Drummond já dizia, no caminho da vida, vamos encontrando pedras – “NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA PEDRA”.
Às vezes, as pedras são muito grandes ao ponto de nos fazer desistir, mudar o rumo, a história e cancelar.
Choramos ou engolimos o choro e seguimos… São os golpes que vamos recebendo no decorrer deste caminhar.
CHEIA DE SONHOS
Maíra Silva tem só 29 anos, é uma menina “mulher” cheia de sonhos, é Surda desde que nasceu e sua família só percebeu sua deficiência auditiva quando ela tinha 5 anos e foi atropelada por não ouvir o barulho do carro, só então começou um tratamento na DERDIC em São Paulo.
Seu ensino fundamental foi muito difícil, foram passando os anos e ela nem sabia ler, somente aos 15 anos, ela conseguiu ir estudar em uma escola de SURDO, e ainda foi aprender a Libras, somente o convívio com os Surdos trouxe a ela a fluência e a cultura.
OS 18 ANOS SE PASSARAM, VOCÊ ACHOU DIFÍCIL ATÉ AQUI?
Só que para a Maíra não foi bem assim, e hoje quero falar dela com muito carinho por circunstancias muito parecidas, a primeira é que SOMOS SURDAS, ela tem muito mais propriedade no assunto – CULTURA SURDA do que eu.
E a segunda, é que nós duas AMAMOS a Polícia Militar do Estado de São Paulo, eu porque faço parte da família Policial Militar e ela porque tem um sonho de servir os cidadãos de bem, e é muito comum isso na comunidade, vários Surdos relatam a vontade de servir.
Maíra não se acomodou, tentou… fez escola preparatória, para a prova de Soldado, se preparou para o TAF, fez amizades e parte da turma dela da escola preparatória de Soldados hoje é Policia Militar.
Maíra não conseguiu! Sua deficiência auditiva, foi impeditivo imediato para que ela não pudesse seguir com o seu sonho.
VOCÊ ACHA QUE ELA DESISTIU OU DEIXOU DE AMAR A POLÍCIA MILITAR?
A resposta é NÃO! Ela não se acovardou em nenhum momento, fez um curso de Brigada de Incêndio, e seus instrutores não acreditavam a capacidade dela correndo, apagando o fogo, sempre muito atenta.
Nós Surdos somos assim – LIGADOS ME TUDO! – Somos visuais, enquanto alguém precisa gritar e avisar ao ouvinte, nós já captamos e estamos com tudo pronto.
Maíra também pensou em como ser útil para a Comunidade Surda, casada, mãe de três filhos mora em uma casa simples dentro do seu próprio terreno e aliou suas paixões e começou a dar aula de Libras pelo WhatsApp aos Policiais que foram da turma do curso preparatório da Polícia Militar do Estado de São Paulo, para complementar a sua renda familiar.
MAÍRA TEM ALEGRIA DE VIVER
A PL 43/2021 – Major Mecca (PSL) tem como objetivo usar seus próprios policiais para serem os multiplicadores do ensino básico da Libras, histórias vividas, fatos reais vividos em ocorrências com os Surdos, servirão para troca de experiência.
O que a Maíra já faz pelo Whatsapp é uma iniciativa de grande reconhecimento e gratidão por todos nós.
Obrigada Maíra pela conversa, pela amizade e desejamos a você muitas conquistas.
OBRIGADA PELO CARINHO AMEI O VIDEO E O TEXTO OBRIGADA PELA HOMENAGEM A MIM